A DIRETA se vê obrigada a declarar publicamente sua indignação com o que foi apresentado em evento organizado pela SBPT – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no dia 09/05/2022, em seu canal oficial do Youtube, chamada de “Coletiva de Imprensa SBPT AMB e Sociedades Médicas”, às 10h da manhã horário de Brasília, cujo link pode ser conferido abaixo:
Aos 18:57 do vídeo, o convidado, Dr. Paulo R. P. Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT, durante sua apresentação, mostra uma “print” com um artigo retirado de nosso website, Especialistas assinam carta pedindo que OMS promova a redução de danos do tabagismo e declara o seguinte:
“…como a indústria do tabaco não tem legitimidade, ela usa uma estratégia que é chamada de “research front groups”, esses “research front groups” fazem o que a indústria não pode fazer, então vejam que existe um ar de autoridade nesses grupos…”
A DIRETA esclarece que não possui qualquer vínculo com a indústria tabagista, tampouco recebeu ou recebe recursos destas empresas, para qualquer fim, sendo essas alegações mentirosas.
Explicamos que nossa legitimidade vem da composição de nossa diretoria e conselho diretor, formada por pessoas com anos de experiência em áreas diversas que acrescentam conhecimento necessário para ampliar o debate sobre redução de danos do tabagismo e contribuir com a saúde pública brasileira.
Muitos profissionais envolvidos com a DIRETA possuem décadas de prática e experiência na área de saúde e atuação clínica, cuja reação ao ver um colega de profissão ser tão leviano em suas acusações nos trouxe indignação e tristeza.
Repudiamos com veemência as acusações caluniosas e mentirosas do Dr. Paulo R. P. Corrêa e muito lamentamos que a SBPT organize e permita um ambiente propício para este tipo de comunicação.