Trabalho de Rick Kosterman, Marina Epstein, Jennifer A. Bailey, J. David Hawkins
Artigo original: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0376871622001326
“Os resultados sugerem que, entre os fumantes na faixa dos 30 anos, a substituição de cigarros convencionais por vaping pode estar associada a marcadores-chave de envelhecimento saudável e bem-sucedido até os 39 anos.”
Abstrato
Introdução
Muitos fumantes adultos experimentaram cigarros eletrônicos (e-cigarros) como uma alternativa menos prejudicial aos cigarros combustíveis. Há evidências limitadas, no entanto, de até que ponto a mudança para cigarros eletrônicos está associada a uma melhor saúde e funcionamento entre os usuários de nicotina que se aproximam dos 40 anos – o início da meia-idade – quando muitos problemas de saúde se tornam mais evidentes. Este estudo examinou a adoção do uso de cigarro eletrônico (“vaping”) entre fumantes na faixa dos 30 anos e sua associação com diversas medidas de envelhecimento saudável e bem-sucedido aos 39 anos.
Métodos
Os dados eram do Projeto de Desenvolvimento Social de Seattle, um estudo de painel de 808 participantes diversos com alta retenção (88% a 91%). Uma subamostra de 156 pessoas que usavam cigarros combustíveis (fumavam) aos 30 anos e fumavam ou vaporizavam aos 39 anos foi selecionada para análise. Uma medida da frequência de vaping , relativa ao uso de cigarros combustíveis, foi calculada a partir de auto-relatos de vaping e fumo no último mês aos 39 anos. Nove medidas de saúde e funcionamento no ano passado foram computadas aos 39 anos, com nove medidas correspondentes aos 39 anos. 30 anos.
Resultados
Entre os fumantes aos 30 anos, 36% adotaram vaping algum ou todo o tempo aos 39 anos. A maior frequência relativa de vaping foi relacionada a 4 dos 9 resultados examinados, incluindo significativamente mais exercícios, envolvimento mais construtivo, melhor saúde física e maior SES em 39 anos, representando comportamentos anteriores aos 30 anos.
Conclusões
Os resultados sugerem que, entre os fumantes na faixa dos 30 anos, a substituição de cigarros convencionais por vaping pode estar associada a marcadores-chave de envelhecimento saudável e bem-sucedido até os 39 anos.