O DIRETA estará junto dos consumidores na próxima Quarta-feira, dia 29 de Maio, para comemorar o Dia Mundial do Vape, em frente ao Congresso Nacional, das 16h às 18h, no gramado das bandeiras. Consumidores que comparecerem ganharão camisetas, poderão tirar dúvidas sobre redução dos danos do tabagismo e se informar sobre a discussão da regulamentação dos produtos no Brasil.
O Dia Mundial do Vape é celebrado no dia 30 de Maio em todo o mundo, mas por ser feriado de Corpus Christi no Brasil, para maior comodidade dos participantes, este ano a data será comemorada na Quarta-feira dia 29, com uma manifestação reunindo consumidores em frente ao Congresso Nacional, que discute o projeto de Lei Nº 5008 de autoria da Senadora Soraya Thronicke, que pretende regulamentar adequadamente os cigarros eletrônicos no Brasil.
Recebido com grande entusiasmo pelos milhões de consumidores brasileiros, o projeto quer finalmente impor regras rígidas de fabricação, venda e controle dos produtos no mercado, hoje tomado pelo crime organizado, uma vez que a simples proibição da Anvisa há 14 anos, se mostrou ineficaz.
São mais de 4 milhões de adultos que usam diariamente, mais de 6 milhões de fumantes que já experimentaram, mais de 16% dos menores de idade já tiveram contato, em um aumento de consumo de 600% nos últimos anos. Tudo isso é feito sem qualquer controle sanitário ou informação sobre a composição dos produtos.
O presidente do Direta, Alexandro Lucian, participará do evento para conversar com consumidores, atender a imprensa e tirar dúvidas sobre redução de danos do tabagismo, assunto que carece de muita informação no Brasil, que figura no topo de um péssimo ranking, o de países com maior desinformação sobre os riscos desses produtos, considerados pelo menos 95% menos prejudiciais do que os cigarros convencionais, mas que 90% dos brasileiros pensa ser iguais ou piores do que fumar.
“Graças a uma campanha difamatória contra os cigarros eletrônicos, baseada em fake news, desinformação e notícias fora de contexto, que não se sustenta nas evidências científicas, os brasileiros pensam que esses produtos fazem tão ou mais mal à saúde do que fumar um cigarro a combustão, o que é justamente o contrário. Consumidores são assediados de diversas formas, criticados por parentes, amigos e colegas, chegando até a duvidar da ciência e muitos acabam voltando a fumar. O Dia Mundial do Vape é uma data para divulgarmos informações técnicas e científicas, reforçando o papel importante desses produtos no combate ao tabagismo e no grande impacto positivo que eles estão desempenhando em mais de 100 países que já regulamentaram os cigarros eletrônicos.” disse Alexandro Lucian, presidente do Direta.
Agenda
Dia Mundial do Vape no Brasil
Dia 29 de Maio das 16h às 18h
Em frente ao Congresso Nacional, gramado das bandeiras dos países.